Pages

22 julho, 2008

Partitura Shalom Jerusalém

A Clarins de Sião Orchestra começou a ensaiar no último sábado, 19/07/08, um medley do hino nacional de Israel com a música Shalom Jerusalém, gravada por Paul Wilbur no álbum do mesmo título.


Hatkva, segundo a enciclopédia livre Wikipédia, alfabeto hebraico התקווה; em português "A Esperança" é o hino nacional de Israel. Nasceu de um poema de Naftali Herz Imber, poeta polonês, escrito em homenagem à fundação da colônia sionista Petach Tikvá ("A Porta da Esperança"), intitulado Tikavatenu ("Nossa Esperança").
Tikavatenu ganhou melodia em 1882, quando Samuel Cohen, um colono de Rishon le Tzion, teve acesso ao poema de Herz Imber. Desde então, com várias modificações na letra, a melodia foi adotada como hino do movimento sionista.

Eis sua tradução


"Enquanto no fundo do coração
Palpitar uma alma judaica,
E em direção ao Oriente
O olhar voltar-se a Sião,
Nossa esperança ainda não estará perdida,
Esperança de dois mil anos:
De ser um povo livre em nossa terra,
A terra de Sião e Jerusalém. "



A canção foi oficializada como hino nacional de Israel em 14 de maio de 1948, quando foi cantada durante a cerimônia de assinatura da declaração de independência do Estado de Israel, já com a letra atual.

A grade da partitura da orquestra está disponível para download. Clique na bandeira para baixar a partitura (disponível apartir de 22/07/08).

Abaixo você pode escutar o arranjo (gravação midi) que a orquestra está ensaiando: